A Graça da Coisa – Martha Medeiros

“A gente é a soma das nossas decisões.” Diz a frase inicial da mensagem da contracapa deste livro, que é uma das crônicas que o livro possui com nome: “Medo de Errar”.

Mais adiante no mesmo texto, a Martha completa:

“Não somos apenas a soma das nossas escolhas, mas também das nossas renúncias. Crescer é tomar decisões e depois conviver em paz na dúvida. Adolescentes prorrogam suas escolhas porque querem ter a certeza absoluta – errar lhes parece a morte. Adultos sabem que nunca terão certeza absoluta de nada, e sabem que só a morte física é definitiva. Já “morreram” diante de fracassos e frustrações e voltaram pra vida. Ao entender que é normal morrer várias vezes numa única existência, perdemos o medo – e finalmente crescemos.”

Não precisei ler mais nada. Comprei o livro.

Tinha anotado essa indicação do canal da Mari Santarem no Youtube (já falei dela aqui, e do quanto os vídeos dela me ajudam nas escolhas de livros, lembra?)

Martha Medeiros.

Eu já tinha lido algumas postagens em redes sociais dela. Algumas sobre pequenas frases dos livros, outras sobre o quão chatas são as pessoas que vivem postando as pequenas frases destes livros.

Mas isso eu já desconsidero de cara. Aprendi a pesquisar e tirar minhas próprias conclusões das coisas. Antes de me certificar que eu quero colocar um livro “x” na minha lista de compras eu leio resenhas. E eu disse “resenhas”, no plural porque eu não gosto de vestir opiniões alheias. Eu gosto de pensar. Eu gosto de me permitir gostar no não popular se essa for a minha escolha.
Mas aqui estamos falando da Martha Medeiros. E ela é popular. E faz jus.
Me inspiro muito na forma de escrever que ela utiliza, embora eu não chegue aos seus pés.
Eu gosto de me inspirar em obras vistas e lidas, e situações cotidianas, e conversas para escrever. E neste livro do qual eu falo hoje, a Martha faz muito isso.
Ela é uma daquelas que tem uma facilidade incrível pra colocar no papel o que a gente sente mas não expressa, por dificuldade.
Livrinho bom de ler. Saborear, por assim dizer.
Se fosse pra escolher uma frase, ou uma crônica favorita, seria impossível.
Foi um dos livros que mais grifei, sem dúvida.
Vai bem pra você relaxar, pra pensar, pra dar de presente pra alguém… vai muito bem pra cair na real também.
É um daqueles que dá pra abrir uma página qualquer e ler “a lição que o destino dá”.
E do que fala o livro? O livro fala da vida. Das coisas que aprendemos e que ainda nos falta. Crônicas falando da graça de viver.
É um bom livro.
Com certeza comprarei outros da autora.
Estes foram alguns dos trechos que destaquei no meu livro:

Quotes Livro: A Graça da Coisa – Martha Medeiros

 

Espero muito que essa dica de leitura seja tão preciosa para você quanto foi pra mim!

Até A próxima! 😉


Bia

 

Deixe uma resposta